/Ron Pompei no IPLA

Conferência de Ron Pompei no Instituto da Psicanálise Lacaniana, no dia 17 de maio de 2007.

A noite de 16 de maio foi inesquecível. Jorge Forbes e o Instituto da Psicanálise Lacaniana convidaram Ron Pompei, arquiteto, americano e parceiro em vários trabalhos, para dar uma conferência aos participantes do “Corpo de Formação em Psicanálise”, aos pesquisadores do Projeto Análise e amigos do IPLA.

Ron impressionou a platéia com a exposição de um trabalho que desenvolve com base em conceitos da hipermodernidade, da globalização, levando em consideração a singularidade – o cliente é co-autor da marca. Hoje vale mais SER do que TER. Os valores emergentes são: comunidade, co-autoria, diálogo, cooperação, integração, a viagem e não o destino.

As pessoas precisam ter habilidade para responder criativamente aos desafios humanos e ambientais; o futuro não é mais determinado pelo passado – é uma criação do presente. As novas experiências devem ser centradas na comunidade. Foi um banho de novidades, de uma nova forma de ver o mundo, a arquitetura, as relações. Ron apresentou suas reflexões sobre a ambientação do homem na civilização, comentou sobre alguns modelos de museus e lojas que conceituou, em que uma das características é não ter propaganda:

THE MTV STORE
SONY – Museum of Technology
THÉ CASA
RÁDIO SHARK, RÁDIO ALPHA, MOTOROLA
URBAN OUTFITTERS
etc… E cada uma dessas lojas tem unidades diferenciadas em várias cidades dos Estados Unidos ou em outros países.

Ron Pompei deixou um recado: CLEAR MIND, DON’T KNOW MIND
“If your mind is empty, it is always ready for anything; it is open to everything. In the beginner’s mind there are many possibilities; in the expert’s mind there are few.” (Se sua mente está vazia, ela está pronta para qualquer coisa, está aberta para tudo. Para a mente de um iniciante há muitas possibilidades, para a mente de um expert há poucas).
Shunryu Suzuki Roshi

Teresa Genesini